ASCAMES
A ASCAMES (Associação das Câmaras do Espírito Santo) realizou dois eventos estaduais que marcaram o início de suas atividades. O primeiro, ocorrido no dia 27 de fevereiro, ocorreu em Nova Venécia, na região noroeste do estado. Com cerca de 30 municípios representados, o evento contou com a presença do Senador Ricardo Ferraço (PSDB), do Chefe de Gabinete do Governador Paulo Hartung (PMDB), além de presidentes de câmara e vereadores. Hartung estava confirmado como palestrante no evento, contudo, por questões de saúde não pode comparecer. Já o senador Ricardo Ferraço aproveitou a oportunidade para discorrer sobre a crise econômica e política que assola o país e as tomadas de decisões que, segundo ele, são necessárias no cenário político-econômico.
O presidente da ASCAMES, o vereador Wilton Minarini, que também é presidente da Câmara de Vereadores de Baixo Guandu, destacou que a “ASCAMES já nasce grande” e que, dentre outras funções, “a instituição tem a finalidade de facilitar o acesso do vereador a outras instâncias políticas, como a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado, o Senado e a Câmara dos Deputados.” Minarini, nesses dois primeiros anos do seu terceiro mandato como vereador, tem dialogado com as demais instâncias políticas do estado e do país, no intuito de modernizar o legislativo municipal e inserir a política municipal como a principal força política do Brasil. “As câmaras são o berço onde os políticos nascem e aprendem a fazer política, somos mais de oitocentos vereadores no Espírito Santo, precisamos gerenciar essa força que temos no sentido de atender às necessidades humanas da população que nos elege, e é para isso que ASCAMES existe”, finalizou o vereador.
O Segundo Evento ocorreu em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do estado. O Ex-governador, Renato Casagrande (PSB), foi o palestrante principal da reunião. Contudo, além de cumprir a agenda de palestras políticas, os organizadores do evento reservaram um espaço importante ao Dia Internacional da Mulher. A coincidência da data (08 de março) oportunizou uma reflexão sobre do papel da mulher na política, tema abordado pela Promotora do Ministério Público, Ana Carolina Lage Serra. Segundo a promotora “existe uma resiliência quanto à natureza da violência contra a mulher”. Na palestra, Serra abordou o histórico feminino na política brasileira: “se antes a mulher era impedida de votar e se candidatar, hoje assume o papel de preencher o mínimo”, disse se reportando ao espaço fictício que a mulher assume nos partidos e coligações políticas.
Para Casagrande, que também abordou o tema da crise no Brasil, esse é o momento em que os empresários, que se organizaram e se prepararam, estão comprando ativos a preços muito baixos. Esse ativos (empresas, agências, etc.) se valorizarão em um futuro próximo, trazendo muitas oportunidades e geração de empregos ao estado e ao país.
Com esses dois eventos a ASCAMES dá início à sua agenda anual que percorrerá outros municípios do Espírito Santo.